segunda-feira, 6 de abril de 2009

UDON: o melhor café da manhã


Fui à Guarapiranga nesse fim de semana, só o lugar já é um assunto à parte. A Reserva ambiental e toda a filosofia zen por trás, fizeram dali uma filial do paraíso.

Mas o que posto hoje rapidinho foi o café da manhã que sempre tomo por lá: Udon, uma sopa-soba japonesa muito boa e que se revela o café da manhã ideal, apesar de diferente do que nós ocidentais estamos acostumados.

Para quem está costumado a pão branco com queijo gordo e geleia acompanhado de uma xícara de café com leite, o desdejum zen é um pouco estranho, mas funciona depois de vencido o estranhamento inicial.

Na roça, café da manhã que sustenta é mingau de algum grão (milho, arroz, trigo, aveia, etc) enriquecido com alguma fruta, mel, leite, carne ou gema de ovo. O homem inconscientemente sempre soube que essa mistura simples é o que realmente alimenta.
Alimenta e não incha.

O Udon é uma variação zen dessa combinação de grão (arroz ou trigo sarraceno), proteína e um "verdinho" para incrementar, é um caldo (tipo missô, porém mais suave) com macarrão soba de arroz, um pedaço de tempurá de legumes (ou um pedaço de omelete japonês) e cebolinha picada por cima. Quem for vegano, pode pedir para retirarem a tempurá, eles são uma gentileza.
É leve, delicioso, digere rápido e te mantém até a hora do almoço - além de vir numa cuia muito bonitinha, que parece uma marmita japa.


Outras opções:
Brunchs para um feriadão
Café da manhã de inverno
Café da manhã de verão

7 comentários:

Rafael disse...

Adorei seu blog e sua dica de café da manhã!

Passa lá no meu qq dia...


Bjs

Sonia Hirsch disse...

Oi, Carol,
adoro comida de mosteiro zen budista. Leve, delicada, sofisticadíssima em sua simplicidade. Obrigada por ter lembrado de mim!
Beijo
Sonia

wagner ayuso disse...

Ola Carol,estava dando uma passeada pelos blogs e achei o seu pela Sonia.Vi o item "zen",gostei,achei "ikebana",sou fã,pensei em seguir seu blog.Ainda residia em mim uma duvida em tomar tal decisão,porém qdo li "além de vir numa cuia muito bonitinha, que parece uma marmita japa."percebi que estava fisgado.
parabéns pelo estilo doce bem humorado.
abraços.

Carol Daemon disse...

Olá Wagner, seja bem vindo!
Gostei muito de seu post sobre fluor, vou citar futuramente.

abs, Carol

Anônimo disse...

hi, good site very much appreciatted

Anônimo disse...

A person essentially lend a hand to make critically articles I would state. This is the first time I frequented your website page and thus far? I amazed with the research you made to create this particular submit incredible. Wonderful activity!
Wonderful site. Plenty of useful info here. I¡¦m sending it to several friends ans additionally sharing in delicious. And certainly, thank you in your effort!
hello!,I really like your writing so a lot! share we keep up a correspondence extra approximately your article on AOL? I require a specialist in this area to unravel my problem. Maybe that's you! Taking a look forward to see you.

Kenia Bahr! disse...

Eu estou super procurando variações para o meu café da manhã. Andei enjoada de batata doce, milho, arroz e ando comendo muito pão de novo... :(

Gostei de lembrar dessa opção!

Beijo, Carol!

Kenia