sábado, 9 de maio de 2009

A ilha de lixo no Pacífico (para onde vai o lixo jogado na praia)




A foto é do mapa da Ilha de lixo formada no Oceano Pacífico, maior do que a soma dos estados de SP, RJ, Minas e Goiás
Veja o vídeo disponível no Youtube dos pesquisadores que visitaram a "Garbage Island", abaixo:





Todas as vezes que me oferecem um saco plático, sorrio e respondo numa boa "o fundo da Baía de Guanabara já tem muitos, obrigada". E levo para casa na minha ecobag, sem transtorno.
As pessoas em geral têm a tendência de acreditar que a poluição está longe e não faz parte da rotina do homem comum, a poluição não é só industrial, o que você faz no dia a dia impacta profundamente o seu entorno. O cidadão não é fiscalizado, a pessoa jurídica sim e paga multa em caso de crime ambiental.
A foto acima diz mais do que todas as palavras e criou desnecessariamente um constrangimento internacional ao Club Med. A imagem de uma empresa idônea, no caso um resort em paraísos ecológicos que inclusive recicla seu lixo, é arranhada por causa de um único hóspede.


Tartarugas marinhas são animais originalmente terrestres que se adaptaram à vida marinha e estão no nosso planeta há 180 milhões de anos e, pelo Projeto Tamar, todas as espécies da costa brasileira estão em perigo ou no mínimo em situação vulnerável.
E nunca é demais: plásticos em geral levam 400 anos para se decompor, a tartaruga teria se decomposto antes da embalagem do shampu e o mesmo frasco poderia ter ido parar no estômago de outro animal marinho, incluindo um predador da tartaruga.



2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns por sua iniciativa. Que Deus continue te abençoando e lhe dando idéias pra continuar sua jornada. Gostei muito do seu blog e inclusive, se vc permitir colocarei um link no meu blog(www.poesiasevida.blogspot.com)

Carol Daemon disse...

Olá, obrigada pela gentileza.
Fique à vontade para linkar a "menina do dedo verde" e apareça quando quiser, comente e discorde. Será bem-vindo.
Abs,
Carol