sábado, 25 de julho de 2009

Canela da China x Canela nacional "batizada"


Os dois copos da foto estão cheios de canela, no primeiro (mais vazio), a canela é "importada" - a canela da China - que deve ser igualmente plantada e produzida aqui.
Na segunda foto, o copo mais cheio, a canela é vendida como canela nacional.
Ambas compradas no mesmo empório a granel.
Li a composição de ingredientes dessa canela rosada, que não tem cor de canela mas de Nescau, e encontrei aromatizantes, fubá e farelo de soja.
Canela é o pau de canela raspado, como a noz moscada, não tem muito o que inventar.
A composição da canela tem que ser apenas canela!

A diferença de cor, cheiro e sabor é tão grande que achei a princípio ter comprado outra especiaria. A canela nacional "batizada" tem cheio e, o pior, gosto de vela de canela.
A canela da "China" tem cor, cheiro e gosto de canela. E financeiramente a diferença é pequena, com o mesmo valor comprei a quantidade de canela dos 2 copos.


A sabedoria popular e a medicina chinesa ensinam que grávidas não devem tomar infusões e bebidas quentes a base de gengibre, canela e especiarias em geral sob risco de aborto espontâneo, especialmente no início da gestação, devido aos poderes expectorantes das substâncias. Não há estudos científicos, a escolha é sua.


Mais informação:
Kefir e iogurte
Compras a granel
Gripes e resfriados
Leites Vegetais x Leite animal
Slow Tea: chás e especiarias orgânicos
30 (e muitos) sorvetes caseiros orgânicos e sugar free

6 comentários:

PaulaZZT disse...

Lendo uns posts antigos...
Caraca que coisa absurda...
Mas sabe o que é pior, é que deve ter saquinhos de canela por ai que nem deve indicar que não é canela...
ou seja ai sim comprando gato por lebre...

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Oi Paula, pior é que além do mundo de embalagens, ainda nos vendem comida "batizada".
Comprei a granel recentemente e estranhei, achei a canela importada muito clara. Cheguei em casa e comparando com o restinho dessa da foto acima, vi que até a canela "importada" agora vem adulterada. Não é tão ruim quanto a nacional, mas é uma mistura das 2... Deixo como dica, ralar o pau da canela (como noz moscada), para ter um produto puro e que até rende mais.
beijos,
Carol

Wagner da Silva Ferreira disse...

A diferença entre elas é que uma é canela da china e a outra é canela da índia.

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Oi Wagner, não é canela da Índia.
Canela da Índia, além de muito mais caro do que a da China, é dificílimo de encontrar no Brasil, ainda por cima a granel em barris pelo chão. Não é por aí.
Se ler os outros comentários, verá que agora só vendem dessa canela mais clara a granel, o que comprova minha teoria: é canela da china batizada.
O gosto é medonho inclusive, de resina. Parece um perfume de vela e aromatizador. Deve ser fubá fino com essência misturado à canela da china pura para dar volume.

Unknown disse...

Ola, pode, por favor, me dizer onde encontrar Canela importada em pó ou em pau? Obrigada!

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Foi o q expliquei, não é importada... só não foi batizada.
Os paus podem ser comprados com segurança no supermercado ou a preços mais em conta em empório a granel. O pó deve ser de marcas confiáveis como Crown, Bombay, Yoki, etc. Algumas vendem no supermercado, outras só em Déli.