quarta-feira, 7 de abril de 2010

De Carol para Carol: sanitário ecofriendly e coleta seletiva

A Carol Arêas é terapeuta floral, mora no Canadá e de vez em quando, aparece por aqui.
Como ela é uma simpatia, trocamos emails sempre que possível.
Recebi a mensagem e fotos abaixo dela por esses dias e repasso, ambos são de custo baixo, fácil aplicabilidade e trazem redução de impacto a longo prazo, além de educarem seus usuários: o sanitário ecofriendly e a coleta seletiva por nichos na própria pia.

Segue a mensagem dela:


Oi, Carol,

Tudo bem?

Estou para te mandar estas fotos há alguns dias...

Nós nos mudamos recentemente e dois ítens da casa nova me lembraram muito vc.

Primeiro foi este modelo de vaso sanitário que compramos, eco-friendly. Não sei se já tem este modelo aí no Brasil. Se tiver, releve.
O botão da esquerda é para "número 1", pois utiliza menos água.
E o botão da direita é para número 2.
Pagamos mais do que o preço de um vaso normal mas fizemos conscientemente.
No entanto, depois descobrimos que se vc enviar a nota fiscal de compra para o governo, ele te dá um reembolso de 30% para estimular a compra e o uso de equipamentos como este.




A segunda foto é do armário debaixo da pia.
Como os edifícios aqui tem um sistema de coleta seletiva muito eficiente, compramos estas latas de lixo com alcinha que facilita descer o lixo reciclável.
A lata preta é para papel e plástico.
A cinza com saco plástico fica para os orgânicos e a cinza de trás para latas de refrigerante, lâmpadas, etc, etc...
Beijos!!
Carol







Outra opção:



Uma das primeiras dicas que deixei aqui, foi sobre reuso de água da máquina de lavar, realmente a água da máquina pode ser reaproveitada para futuras lavagens pelo menos 3 vezes e ainda reutilizada para lavar a casa após todo esse processo. Se cada lavagem gastar o mínimo de 60lts e você utilizar a mesma água para 3 lavagens, que utilizariam 180lts, você estará economizando 120lts diretamente. E provavelmente mais uns 60lts indiretamente se reaproveitar para a faxina - economizando pelo menos 200 lts semanais.




Uma outra forma de reuso de água muito simples e inteligente é acoplar a saída da pia (e até do chuveiro) para as caixas sanitárias de descarga. A água do banho no chuveiro e da higiene pessoal na pia são ambas limpas, desperdiçadas na tubulação de esgoto e poderiam ser reutilizadas sem problemas para a descarga. Acredito até que, por a água já vir com produtos de higiene pessoal, ajudem a manter o vaso sanitário limpo e perfumado, além é claro de evitar um outro problema doméstico muito comum: vazamento e mofo no armário do banheiro, já que a cisterna está isolada e o armário terá que ser colocado ao lado, bem longe do sifão.


Se você já usa produtos biodegradáveis para higiene pessoal, estará praticando 2 boas praticas em 1 única ação: reutilizando a água e não poluindo com químicos.
Em tempo: 60 a 70% do consumo de água em residências é oriundo dos banheiros.



Mais informação:
Chuveiro ecologicamente correto para praias
Pia cheia de louça suja não é problema, é solução
Como funciona uma estação de tratamento de esgoto
Cosméticos "verdes" biodegradáveis e não testados em animais
Vaso sanitário de Cingapura transforma dejetos em combustível
A casa sustentável é mais barata - parte 20 (reuso de águas cinzas do banho para o sanitário)

8 comentários:

Carolina Arêas disse...

Adorei!!

Do Canadá para o Brasil!!!!

Carol Daemon disse...

Na esperança que as coisas por aqui melhorem ;-)

Anônimo disse...

Esse modelo de vaso sanitário existe sim no Brasil, eu já vi em alguns lugares, mas nunca tinha visto explicação nem entendido a diferença dos botões, hehe!
Enfim, quem for comprar vaso, pode procurar que tem por aí!

Carol Daemon disse...

Olá, procurei nos sites dos principais fabricantes de louças e ferragens, além das lojas de material de construção, e não encontrei. Se souber onde fabricam, seria ótimo.

No site da leroy merlim, por exemplo, há um modelo de sanitário ecológico com o menor consumo de água da categoria, apenas 4,8lts. Mas a descarga não é discriminada, são gastos 4,8 de qualquer maneira.
Veja melhor:
http://www.leroymerlin.com.br/CATALOGO/Sustentaveis/Banheiro-S/BACIA-PCX-48L-PF-NINA-BR-HERVY.aspx

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Uma opção ainda mais econômica:
Sanitários à vácuo
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=vasos-sanitarios-a-vacuo-economia-agua&id=010125100505

Fécula disse...

Vi em algum lugar um lance de, no caso desses vasos com caixa atrás que dá pra tirar a tampa, colocar uma garrafa pet cheia de água dentro, pra economizar 2 litros de água por descarga. Mas também continua o problema de não ter "regulagem", são sempre simplesmente os 2 litros de água a menos por descarga...

Lola disse...

Ótima dica!

Estou mudando a descarga do banheiro de visitas, é aquela de parede, que se uma criança apertar, desce água até ela parar, além de ser cara para consertar também. Resolvi comprar uma bacia com caixa acoplada, além de guardar a água necessária para cada descarga, ainda tem esses modelos novos com menos quantidade de água e também com dois acionadores. Ótimas opções!

Beijo.

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Oi Fécula, tem muita gente colocando 1 garrafa plástica de 600ml com areia molhada dentro da caixa. Dou a maior força, até pq não há histórico de reclamações.
Acho que a garrafa com água pode não ser legal por não fazer "peso" e ficar boiando dentro da estrutura, que pode vir a ser danificada.
Vale tentar com um pet de 2lts, a economia vai ser ainda maior.
Volte para contar se teu projeto deu certo :-)


Oi Lola,
parabéns, é isso aí. Moramos numa sociedade onde se empurra cocô com água doce e tratada, enquanto não instalamos os sanitários secos da permacultura, ou a vácuo, temos que pelo menos diminuir essa quantidade de água usada.

abraços em todos :-)