sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Catedral construída com entulho de construção civil e lixo reciclado


Há 50 anos atrás, quando Dom Justo desistiu da sua vida de monge, ele decidiu construir uma catedral nada convencional: ela é feita de material de construção descartado e de lixo.
Agora, depois de meio século, ela está quase pronta, com apenas algumas janelas e uma parte do telhado faltando. A arquitetura é inspirada na Catedral de São Pedro, da Itália, e na Casa Branca.
Todo o material usado na construção foi salvo do lixo e a catedral foi construída nas terras do próprio Dom Justo, em uma área de 4 km quadrados, em Madri.
A maioria dos países não permitiria uma construção dessas, especialmente administrada por alguém que não tem conhecimento sobre engenharia ou arquitetura, mas o conselho de Madri fez vista grossa para a catedral de Dom Justo, que tem um motivo “mais nobre”. Agora o ex-monge quer conseguir uma licença para que fiéis possam visitar e rezar na catedral de lixo.


Fonte: Hype Science


A média de entulho produzido por metro quadrado em obras novas é de 150 kg, o que faz com que uma obra de 10 mil m produza cerca de 1.500 t de resíduos. No ano de 2000, é dito, foram descartadas na cidade de São Paulo 17.240 t de entulho por dia.
Leia melhor sobre o assunto na postagem: A casa sustentável é mais barata - parte 10 (ecotijolos)





Mais informação:


Nenhum comentário: