sexta-feira, 8 de abril de 2011

Coelhos de estimação, o lado B da Páscoa insustentável



Muita gente não sabe, mas a Páscoa representa um grande pesadelo para muitas entidades de proteção animal em todo o mundo, devido à maciça venda de coelhos em lojas, pet shops e até pela internet e seu posterior abandono. Levados pelo impulso, muitos pais acabam comprando coelhos para seus filhos, sem conhecer a natureza destes animais.

Um coelho pode ser um excelente companheiro de estimação, mas antes de optar por comprar ou mesmo adotar um, existem algumas coisas que você deve saber sobre eles:

• Coelhos vivem entre oito e dez anos, o que torna a adoção um compromisso de longo prazo. Eles exigem cuidados veterinários regulares, muitas vezes, de especialistas, que podem custar caro.

• Crianças, muitas vezes, querem um coelho para pegar no colo e fazer carinho. Porém, por natureza, a última coisa que um coelho quer é ser apanhado. Coelhos são animais de presas e apanhá-los ou segurá-los no colo, pode lhes dar a sensação de terem sido capturados por um predador. Por isso, eles podem morder e arranhar fortemente na tentativa de se soltar, ferindo crianças e adultos desavisados.

• As costas de um coelho são muito frágeis e uma pequena queda pode lhe causar sérios ferimentos. Por isso, coelhos não são aconselhados para crianças menores de oito ou nove anos.

• Coelhos são roedores. Cabos e fios espalhados pela casa serão certamente alvo de seus dentes, podendo trazer prejuízos financeiros, além do risco de morte dos mesmos pela eletricidade.

• Coelhos não vivem bem isolados de outros coelhos ou em gaiolas. Tornam-se tristes e deprimidos. O ideal para uma família que resolva criar um, é dar lhe um companheiro e bastante espaço.




• A reprodução de um coelho é muito rápida. Sua puberdade ocorre a partir dos 120 dias de vida e sua gestação tem duração de apenas 28 dias. Em uma única ninhada, nascem de 7 a 12 filhotes e a fêmea volta a entrar no cio 14 dias após o parto. Por isso, coelhos precisam ser castrados por veterinários com conhecimentos específicos de sua anatomia. Além disso, é muito difícil determinar o sexo de um coelho jovem. Coelhos machos podem ser castrados a partir de 10 semanas de vida, enquanto a fêmea deve aguardar cinco meses.

• Como todo animal, o coelho precisa de comida e água, mas feno é importante para eles também. Eles podem ser facilmente treinados para defecarem em locais específicos, como uma caixa de areia, mas esta deve ser constantemente limpa.


Por tudo isso, pedimos a todos que pensem muito bem antes de comprar um coelho para seus filhos ou para si. Lembre-se que você estará assumindo a responsabilidade por uma vida, que sempre será dependente de você.



Compartilhe esta informação e ajude a salvar milhares de coelhos inocentes. O Clube dos Vira-Latas agradece.
Texto elaborado pela equipe do Clube dos Vira-Latas com a ajuda da médica veterinária Dra. Gabriela Barroso, do Pet Shop Cantinho Animal. Divulgação livre.



As duas fotos menores mostram claramente que o coelho "doméstico" é completamente diferente do coelho selvagem e, se abandonado, não terá a menor chance de sobrevida em ambiente selvagem.



Mais informação:
Vira-lata numa boa
Castre seu animal de estimação
Tartarugas não são animais domésticos
Equitação, hipismo e charretes são insustentáveis, veja como é a aposentadoria de um cavalo


Sobre a Páscoa:
Páscoa em paz com o resto do mundo

2 comentários:

Cristiane Iannacconi disse...

oi, Carol,
já divulguei lá no facebook!
uns anos atrás ganhei um coelho no meu aniversário... foi presente de um amigo... acho q ele quis ser fofo comigo, mas foi dificil cuidar do coelhinho.
Gosto de ver os bichinhos soltos na natureza, é a melhor maneira, mas linda!
Bj,
Cris

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

O problema é q nossos bichinhos não são adaptados ao ambiente externo. O cão doméstico é uma variação do lobo...
Eu me aprofundo nesses problemas de sobrevivência na postagem linkada abaixo
http://caroldaemon.blogspot.com/2011/02/abandono-de-caes-domesticos-e.html

Se alguém ganhar um bicho, tem que criar ou entregar a criador, pq o animal vai morrer na mata.