quarta-feira, 6 de abril de 2011

Nova Mutum: a extração de gás na Chapada dos Parecis


Petrobras começa a se instalar em Nova Mutum

A Petrobrás que havia arrematado, em dezembro de 2008, todos os lotes do leilão público promovido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para exploração de Gás Natural e Petróleo na Bacia do Parecis, inicia agora as obras de instalações de sua estrutura em Nova Mutum.

Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratan, Sorriso, Santa Rita do Trivelato, Paranatinga e Rosário Oeste são os municípios matogressenses banhados pela bacia que é rica em gás natural. Além disso, após a realização de estudos geológicos descobriu–se que a área aponta alto índice de moléculas de hidrocarbonetos, que têm origem em rocha geradora de petróleo.



Um levantamento aponta um investimento inicial de mais de R$ 30 milhões na montagem da estrutura que já esta em fase adiantada. O ExpressoMT tentou conversar com diretores da estatal, porém foi informado que devido a questões contratuais a petrolífera não pode fornecer informações de como a exploração vai funcionar.

Uma fonte segura disse essa terça-feira (05.04) ao ExpressoMT que cerca de 300 empregos diretos serão gerados após a construção. Uma empresa do Rio de Janeiro é quem está executando a obra.


Os parecis são uma tribo indígena que já tentou até plantar soja na reserva


Mais informação:
Mineroduto de Moju
Hidrelétrica de Belo Monte
Urucu: o petróleo da Amazônia
Awás lutam contra a destruição dos madeireiros no que restou da Floresta Amazônica do Maranhão

Nenhum comentário: