terça-feira, 30 de agosto de 2011

Nike Reuse a shoe


A Nike lançou uma iniciativa interessante há alguns anos, recolher tênis velhos e usados em suas lojas para, com o material, produzir piso antiderrapante para academias de ginástica.

O Nike Grind, ou grãos de Nike, é um piso antiderrapante pré-moldado, encaixável e ideal para academias, colégios, ginásios, vestiários e ambientes já projetados.

Para colaborar na produção com a campanha "Reutilize um calçado", deixe seus tênis usados (de qualquer marca) nas lojas Nike espalhadas pelo mundo. Os calçados recolhidos serão triturados e processados para a transformação em piso de borracha.

Ainda não há postos de coleta no Brasil, apenas na Europa, Asia, Oceania e EUA. Que tal escrever à empresa pedindo para estender a inciativa à América Latina?



Em tempo, a melhor maneira de dar um bom destino ao seu tênis é usá-lo ao máximo ou doar quando o mesmo não couber mais. Reciclar um tênis velho é um paliativo para calçados que já esgotaram sua vida útil e a maioria da borracha é oriunda de petróleo.
Como sempre é lembrado por aqui - reciclar é um conceito apoiado num tripé: recusar, reutlizar e só então reciclar.
A aplicação dessa logística reversa é simpática para o maior fabricante mundial de calçados esportivos, mas nunca convém esquecer também que a Nike ainda responde a acusações de trabalho infantil e irregular em países emergentes.


Site oficial: Nike reuse a shoe



Mais informação:
Calçados e bolsas sintéticos em lojas convencionais
Bolsas, sandálias e cintos em pneus e cintos de segurança reciclados
As calçadas de borracha a partir de pneus reciclados em Washington

Nenhum comentário: