terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Na Jureia: banana de macaco (a banana com caroço)


Eu via essa bananeira dando sopa e ficava admirada com a beleza da flor, um dia me avisaram que a banana dela (mais miúda) era ótima, docinha, etc.
Agradeci a informação e fiquei de provar futuramente, as bananas por aqui são abundantes e uma variação a mais não chamou minha atenção.

A banana de macaco, ou banana selvagem, ou banana de mico tem caroço como a fruta do conde e, se as sementes forem plantadas, as mudas nascem e se espalham rapidamente, não é nativa e não se sabe quem introduziu na Mata Atlântica. "Uma praga que alastra", como dizem por aqui.




As sementes secando ao sol na varanda do alojamento:



Imagino ser chamada de banana de mico ou macaco por não ser própria para o feitio de doces e preparos culinários em geral, afinal ninguém remove esses carocinhos a não ser com os dentes.
E a banana tem gosto mesmo é de maçã!


Mais informação:
Se precisarem de mim, estou na Jureia
As frutas que ninguém come mais
Hortaliças em extinção pelas tentações da cidade grande

10 comentários:

Anny disse...

PLantas são sempre bonitas, mesmo sendo pragas. O que é uma pena!

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

A banana, assim como abacaxis, goiabas, galinhas, vacas, arroz e quase tudo que comemos não é nativo. Se fôssemos comer o que é nativo viveríamos de preá, capivara, tucunarés, baiacus, cajás, cupuaçus, açaí e o que geralmente tem nome indígena. E viva a miscigenação :-)

Cristhiane disse...

Olá Carol, boa tarde!
Vim apenas documentar que eu estou encantada com seu blog!
Eu o conheci através das matérias sobre casa sustentável, achei o máximo.
Escreva sempre! Post bastante fotos e não deixe nunca de nos mostrar coisas tão bacanas como as que vi por aqui.
Parabéns Flor!
Força, paz e bem!

Isabelita disse...

Estou pasma com minha ignorância!!!!
Nunca ouvi falar dessa banana, e olha que eu adooooro todas elas.
Obrigada pela informação.

Abraço!

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Oi pessoal, vou continuar atualizando as postagens, o chato aqui é encontrar conexão.
Abs

Tamara Widniczek disse...

evouseu capitally Carol Daemon

Gostaria de saber como plantar a banana de macaco e qual a época certa para isso, e por fim quais os cuidados para com a planta e depois de quanto tempo germina?

Agradeço imensamente se puder me responder!!! Grande abraço.

Tamara Widniczek disse...

Carol

Como plantar banana de macaco (a semente),quando germina e quais os cuidados a serem tomados?
Me conte mais sobre esta planta!!!

Um grande abraço!



















































Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Oi Tamara,
então, eu não trouxe essas sementes comigo. Mas vc pode ligar para a Unidade de Conservação e pedir para te enviarem. Fale com Clecio, Vanessa ou Marcante. São boa gente.
Diga que viu aqui no blog e que quer replantar onde mora, acho q vão te atender.
No mais, é plantar que nem feijãozinho, abrir a banana, remover as sementes e plantar na terra fofa regando dia sim, dia não.
Alastra como uma praga, não tem muita ciência.

Espero ter te ajudado,
Carol

Unknown disse...

Adorei, não sabia .... Teria como arrumar umas sementes pra mim plantar aqui no meu sítio ? Moro em Juquitiba .

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Então, foi como respondi acima. Só ligando para a Unidade de Conservação e pedindo as sementes. Daqui do Rio, não tenho como enviar.