sexta-feira, 18 de maio de 2012

Quanta água existe de fato no planeta?



Esta esfera reúne toda a água da Terra, e é menor do que você imagina

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) criou esta visualização incrível: uma imagem que dá uma ideia perfeita de como há pouca água no planeta Terra, comparado aos materiais sólidos que formam seu volume.

A imagem mostra o tamanho de uma esfera que conteria toda a água da Terra, em comparação com o tamanho do planeta. Repare que estamos falando de volume, não de superfície: cerca de 70% da superfície terrestre está coberta por água, mas o volume de água em relação ao volume da Terra é irrisório.

A esfera azul em cima dos EUA tem um diâmetro de aproximadamente 1.385 km, com um volume de 1.386.000.000 km³. A esfera inclui toda a água dos oceanos, mares, geleiras, lagos e rios, além das águas subterrâneas, água atmosférica (no ar), e até mesmo a água dentro de você, do seu animal de estimação e dos tomates na sua geladeira.

Eis alguns números do USGS:
- O volume de toda a água seria de aproximadamente 1,386 bilhão de quilômetros cúbicos (km³). Um quilômetro cúbico de água equivale a cerca de um trilhão de litros d’água.

- Cerca de 12.900 km³ de água, a maior parte na forma de vapor d’água, está na atmosfera. Se toda ela precipitasse de uma vez, a Terra seria coberta por apenas 2,5 cm de água.

- A cada dia, 1.170 km³ de água evapora ou transpira para a atmosfera.

- Se toda a água do mundo fosse jorrada nos EUA, ela cobriria o território com uma profundidade de 145 km.

- Da água doce na Terra, muito mais fica no subterrâneo que em lagos e rios. Mais de 8.400.000 km³ de água doce estão armazenados na Terra, a maior parte a até 800 m da superfície. Mas se você realmente quer encontrar água doce, a maior parte está armazenada nos 29.200.000 km³ de geleiras e calotas de gelo, principalmente nas regiões polares e na Groenlândia.

E esta é a quantidade de água doce, comparada ao volume da Terra e à quantidade total de água:


E o volume de água doce potável é ainda menor, então vá fechar suas torneiras!



Mais informação:
Flow, por amor à água
Ouro azul, a guerra mundial pela água
Reuso doméstico de águas cinzas na lavanderia
Indústria atinge meta de 100% de reuso de água
Consumo de água x aumento da população urbana
A casa sustentável é mais barata - parte 11 (irrigação por gotejamento)
A casa sustentável é mais barata - parte 06 (captação de águas pluviais)
Empresa japonesa instalada no Aquífero Guarany exporta água engarrafada
Nestlé mata Água Mineral em São Lourenço - a PureLife é uma água química
Carta de São Paulo, Recursos hídricos no Sudeste: segurança, soluções, impactos e riscos

Um comentário:

Virgilio Moura disse...

oi Carol,
Falei de voce hoje pela manhã a um jovem permacultor, cozinheiro e plantador de florestas, como ele irá fazer uma oficina sobre cométicos organicos neste fim de semana, sugeri que desse uma olhada no seu post sobre o assunto, adorei este post sobre agua, ressaltando que Pero Vaz de Caminha em sua genial análise sobre a nova Terra encontrada, já se referia a essa riqueza, e nós costumamos desprezá-la. Bjs