quarta-feira, 6 de junho de 2012

Pia cheia de louça suja não é problema, é solução



Você sente sede, abre o armário da cozinha e pega um copo.
Enche o copo de água no filtro ou geladeira e resolve seu problema.
Num gesto automático, abre a torneira para pelo menos passar uma aguinha no copo. Sendo criatura mais prendada, resolve passar a tal aguinha, fechar a torneira para ensaboar sem deixar a água correr, abrir a torneira de novo para enxaguar o sabão.
Sendo criatura prendada e ligada em sustentabilidade, vai fazer isso tudo usando sabão biodegradável e bucha vegetal.

Não precisa ter Nobel em Matemática, mas a cada copo de água que você bebe, você usa outros 3 para lavar o mesmo copo.
A água da torneira é a água que abastece o filtro.
A gente lava louça, limpa calçada, lava roupa e até empurra as próprias fezes com a mesma água doce e tratada que abastece nossos filtros e talhas.

Deixe a pia cheia de louça suja, passe uma água geral (pode ser a que escorreu um macarrão, sobrou da cisterna da máquina de lavar roupa, foi coletada pela chuva, etc), ensaboe tudo e só então abra a torneira.

Ideal: a água que abastece sua pia já é oriunda de reúso da máquina de lavar roupa, que por sua vez foi captada pela chuva por calhas e que após ser usada, servirá para irrigar o jardim...



As imagens foram retiradas dos blogs Morando fora de casa e Prof. Garin, tratando justamente da culpa que todo mundo sente em deixar a pia cheia de louça.
Relaxa, essa culpa acabou. Pia cheia de louça suja não é problema, é solução.
Só não aproveite para deixar o resto de comida acumulado como nas fotos, raspe tudo e acondicione em lixeira fechada ou composte imediatamente. Empilhe a louça da melhor maneira possível, é sustentabilidade, não baderna.


Mais informação:
Arquitetura inteligente em sanitários
Reúso de águas cinzas na lavanderia
Quanta água existe de fato no planeta?
Vassouras e baldes x mangueiras de água
Consumo de água x aumento da população urbana 
A casa sustentável é mais barata - parte 12 (faxina e controle de pragas)

5 comentários:

Verônica disse...

oi Carol. Leio seu blog todo dia e adoro. tenho dúvida numa coisa: a água de chuva serve mesmo para lavar roupa e louça?
Bjs

Bruna disse...

Boa tarde, tudo bem?

Eu sou a Bruna, responsável pelo marketing da Alva Naturkosmetik. Estou mandando o e-mail pois creio que a Alva tenha muito em comum com os temas tratados no seu blog. Você conhece a Alva?

A Alva é uma marca de cosméticos orgânicos, veganos e de tratamento da Alemanha. Os cosméticos orgânicos, ao contrário dos convencionais, cuidam da saúde enquanto utilizados. São identificados como orgânicos pois não usam em sua composição derivados de petróleo (parabenos, parafinas), não utilizam álcool, os sabonetes não utilizam Laureth e Lauryl Sulfatos (que fazem a espuma, mas é negativo para o corpo e para o meio ambiente), não utiliza produto animal e também não faz testes em animais. Enfim. Cosméticos orgânicos agem "de fora para dentro", tratando da pele enquanto você continua bonita. Inclusive a maquiagem Alva é de tratamento.
Nós também temos um blog que falamos de temas ligados a sustentabilidade.

É www.alvabrasil.com.br/blog.

Um ótimo final de semana e muito obrigada!

Entre em contato em mkt@alvabrasil.com.br

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Oi Verônica,
serve sim. Não pode ser bebida sem tratamento, mas para limpeza é o ideal.

abs,
Carol

Anônimo disse...

Como a gente gasta água inconscientemente não??? Pra lavar a louça e deixar tinindo é agua que não acaba. Negócio é comprar um bacião, deixar tudo meio que de molho e aí vai trocando. De quebra, sai da pia e fica tudo arrumadinho.
Bjs
Ana - Araça

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

O bacião é a solução :-)