sexta-feira, 10 de maio de 2013

Minha Casa Minha Vida financia casa bioconstruída em Seara, SC



Reportagem sobre casa bioconstruída em Seara-SC, construída com mão de obra da família e mutirões envolvendo a comunidade. 
Projeto: Arq. Cecília Prompt

Terra ensacada, paredes de barro e pedaços de madeira viraram uma casa em técnicas antigas que vêm sendo resgatadas com novas tecnologias. As paredes parecem obras de arte e são únicas, constrauída agredindo menos o meio ambiente com sistema de esgoto próprio, cisterna de captação de águas pluviais e aquecimento da água por energia solar.
Uma casa (cercada de verde) de 4 quartos, 2 banheiros e escritório com 194m2 e construída com R$30.000,00 no lugar dos mais de R$100.000,00 que custariam a construção convencional.

O uso da terra foi ainda um fator de solução, já que a região era de encosta e havia histórico de deslizamentos.






As técnicas de construção com terra já foram diversas vezes utilizadas em projetos de casas unifamiliares desenvolvidos pela arquiteta. Um exemplo é o projeto da casa de um casal de agricultores de Seara, em Santa Catarina. O projeto foi executado pela família, com ajuda de amigos e, em algumas etapas, com mão de obra contratada.



As fundações e a parede de arrimo foram feitas com pedras retiradas do terreno. A estrutura é de madeira de eucalipto roliço, também retirada da propriedade. Para as paredes, foram empregadas as tecnologias da terra ensacada e taipa de mão. Já as paredes do sótão foram construídas com sobras de madeira utilizada na marcenaria da família. Os forros são de pallets. A cobertura é de telhas recicladas de embalagens de tetrapack. Para o tratamento dos efluentes, foi construído o Sistema Modular de Separação de Águas (SMSA). 

O resultado é uma residência integrada ao meio, confortável, de baixo custo e baixo impacto ambiental. Além do mais, tem um impacto social positivo, pois a edificação é uma referência na região.



Para baixar: Cartilha do Ministério do Meio Ambiente para construções sustentáveis



Mais informação:
Bioconstruções com Bambu
3 dias bioconstruindo em Santa Teresa
Casa construída com 18 toneladas de plástico
Catedral construída com entulho de construção civil e lixo reciclado
A casa sustentável é mais barata - parte 01 (básico de sobrevivência)
Michael Reynolds, Garbage Warrior: a bioarquitetura do Novo México
A vila colombiana totalmente construída em adobe com pet e garrafas de vidro
No interior do RN, Exército inaugura primeiro poço artesiano que funciona a energia solar

Nenhum comentário: