sexta-feira, 17 de maio de 2013

Uma tomada solar para ligar e recarregar tudo em qualquer lugar



Tomada solar pode se tornar realidade

Uma tomada portátil que se alimenta de energia solar é uma tecnologia que futuramente pode se tornar realidade. É esse o objetivo da ‘Window Socket’, uma tomada com células fotovoltaicas, capaz de se adaptar em qualquer janela e que possui uma bateria para armazenar energia solar; contudo, a ‘Window Socket’ é apenas uma ideia.

Desenhada pela dupla Kyuho Song & Boa Oh, da Coreia do Sul, o protótipo dessa tomada tem uma base que funciona como ventosa e que pode ser colada a qualquer janela. A mesma base tem uma série de células fotovoltaicas e dentro da tomada está localizada uma bateria que servirá para armazenar a energia.

Apesar de muitos elogios e incentivos, a tecnologia é criticada pelos usuários iniciais, que consideram o conceito impossível de se concretizar. No entanto, os designers já responderam a alguns comentários do site Yanco Design esclarecendo que estão, neste momento, resolvendo a parte técnica do material.

“O produto já se encontra patenteado e a investigação técnica para a produção em massa do protótipo está a decorrer. Essa tecnologia é possível de se concretizar. Por enquanto, a eficiência em termos da potência e do tempo de carregamento ainda não é o suficiente. Acreditamos que isso será resolvido”, comenta Kyuho Song.



Outra fonte: Yanko Design






 



Mais informação:
A história dos eletrônicos 
Reciclagem de Eletroeletrônicos
Metais em risco de extinção - meia tabela periódica em cada aparelho celular
Ranking de empresas de tecnologia ambientalmente corretas e reaproveitamento de celulares 
Sem obsolescência programada e com garantia de 25 anos, mas não se encontra em lugar nenhum
Lâmpadas, termômetros e baterias: onde descartar itens com mercúrio e o que fazer em caso de intoxicação

Nenhum comentário: