quinta-feira, 4 de julho de 2013

Antiga estação ferroviária transformada em escritório na Espanha




Espanha: antiga estação ferroviária transformada em escritório (com FOTOS)

Antiga estação ferroviária transformada em escritório na Espanha


Na cidade mediterrânica de Alicante, Espanha, uma antiga estação ferroviária foi convertida num magnífico escritório para a Casa Mediterraneo. O arquitecto Manuel Ocana del Valle foi o escolhido para ajudar a instituição a equipar a estação com os espaços necessários para albergar de forma eficaz o seu programa. Esta nova sede é um excelente exemplo de como uma organização pode converter o antigo em algo actual e funcional.
O projecto é mais do que a típica melhoria de um edifício já existente – ele enfatiza a importância da preservação de forma adequada às exigências da instituição, mas num ângulo que homenageia a herança do edifício. Longe de qualquer grande intervenção modernista que se pudesse esperar, o arquitecto investiu numa renovação simples e sofisticada, que enfatiza as linhas arrojadas da antiga estação de comboios.
A equipa de design separou os espaços da estação de 3.100 m2 com pavilhões individuais mais pequenos que cercam uma sala maior de 1.500 m2. O grande salão, antes escuro e húmido, foi transformado num palco multicolorido, em constante mudança para eventos, festas e exposições.
Como o arquitecto descreve, “o tecto translúcido filtra a luz solar recebida que, após ser reflectida através de uma treliça de alumínio vibrante e circular, realça as velhas paredes e o chão, inundando o espaço e transformando-o num mar de sombras azuis”.
As melhorias feitas na estação ferroviária de Benalua aliam agora o design moderno à preservação cultural. Os pavilhões dentro da estação têm ventilação natural e são rodeados por vegetação, que cresce em vasos de cerâmica.
Numa altura em que os novos projectos de construção se querem sustentáveis, a nova Casa Mediterraneo é exemplo de como reutilizar edifícios abandonados para novos fins pode ser a solução.
Veja algumas das fotos do projecto e compare-as com a estação nos seus tempos mais antigos. Absolutamente fenomenal.

Alicante_5Alicante_4
Alicante_3



Mais informação:

Nenhum comentário: