domingo, 7 de julho de 2013

Biblioteca online básica sobre Permacultura, bioconstrução e agroecologia



O link abaixo é provavelmente a página mais completa sobre bioconstrução, agroecologia e permacultura disponível na internet. Nenhuma das mais de 100 publicações está em português, está tudo publicado e escaneado em espanhol, mas mesmo assim vale baixar tudo, os idiomas são parecidos e é muito material de qualidade inquestionável:





Para baixar nos sites do Governo:

Cartilha do Ministério do Meio Ambiente para construções sustentáveis

Funasa lança cartilha sobre saneamento em assentamentos rurais


Para comprar na livraria:

Há alguns anos, trabalhei com um jovem advogado que havia recém concluído seu mestrado na Inglaterra. Outro brasileiro estava concluindo o doutorado na mesma época e instituição, Fernando Fernandez.

Como todos gostávamos de conversar sobre ecologia, na época não se usava o termo sustentabilidade tão popularmente, meu amigo advogado me apresentou a Fernando Fernadez, então Dr. e autor de um dos melhores livros sobre ambientalismo do país, Poema Imperfeito.

Uma das muitas vantagens de conhecer um autor, é que o livro se torna ainda mais interessante.

Recomendo a leitura por todos que quiserem entender as principais questões atuais e compreender também que não existe desenvolvimento 100% sustentável. Se há desenvolvimento, há impacto e o desafio é justamente minimizar esse impacto.

O livro foi inclusive definido como o livro a ser lido por quem não consegue ler até o final um livro sobre ambientalismo.

Sustentabilidade não é dar peixe a quem tem fome (isso é filantropia) e nem ensinar a pescar (isso é responsabilidade social). Sustentabilidade é cuidar da qualidade da água dos rios, proteger as matas ciliares, evitar a erosão e trabalhar para que nunca falte peixe no rio.

"Na verdade, apesar de seu título, não se trata de um livro de poemas. Uma interessante metáfora: o poema é a natureza, e o livro trata de ecologia. Não a ecologia acadêmica, mas uma interpretação distinta que abrange evolução e biogeografia, descentralizando o homem desta concepção e introduzindo uma nova lógica para a conservação da natureza. Fernando Fernandez aborda o tema passando pela literatura, filosofia e por cientistas incompreendidos como Thomas Huxley, George Hutchincon e Leon Croizat, que trouxeram contribuições fundamentais para esta ciência. É um livro de crônicas e, como tal, seus capítulos podem ser lidos separadamente por tratarem de assuntos distintos."

Fonte: Editora da UFPR


"O poema do título é a natureza, empobrecida pelas ações de nossa espécie. Escrito em forma de crônicas, O Poema Imperfeito traz reflexões sobre vários temas de biologia e conservação da natureza. Entre eles, o papel do homem nas extinções pré-históricas mais recentes, e da ecologia como determinante da história, e porque nossa cultura fecha os olhos para essas coisas; as vidas fascinantes de grandes biólogos subestimados pelos historiadores, Leon Croizat, Thomas Huxley e G.E. Hutchinson; o desconcertante caos determinístico e seu impacto sobre a ecologia; a fragmentação florestal, um dos mais importantes problemas ecológicos da atualidade; o crescimento populacional humano como multiplicador de todos os problemas ecológicos; a crítica ao mito do desenvolvimento sustentável; e como a consciência de nossa origem evolutiva pode ser a chave para conseguirmos nos relacionar melhor com o resto da natureza."

Fonte: Laboratório de Ecologia da UFRJ


Marcos Sá Correa também fez uma entrevista com o autor em o Eco: O Poema Imperfeito - com Fernando Fernandez





"História das Agriculturas" é mais enciclopédico, já o "Guia Prático da Autossuficiência" é um manual prático de sobrevivência, ensina desde a conservar vegetais em picles fora da geladeira a tosar lã de ovelhas e aproveitar a gordura de leões (mortos) para alimentar lamparinas, incluindo construção de galpões pela posição do sol de acordo com a estação do ano. É bom para ler junto com o "Manual do Arquiteto Descalço" e "O mundo é o que você come", ambos já postados aqui.
Se o problema atual é justamente de consumo e empresas desacreditadas num mundo em que a reciclagem está virando uma outra indústria, a saída é a autonomia.


História das Agriculturas



O livro da autossuficiência




Bônus menores, para baixar gratuitamente, ler e implantar:

Cartilha - Como eu começo a mudar para sistemas agroecológicos

Manual da Horta Urbana - classificação de hortaliças




Outras opções:

































Meu perfil no slideshare oferece todos, caso tenham problema em baixar.





Outros livros já postados aqui:
Manual do Arquiteto Descalço
75 livros sobre Sustentabilidade
Bolo Bolo: a vida num mundo sem dinheiro
Quatro mentiras sobre a crise ambiental, segundo Eduardo Galeano (bônus: O que é sustentabilidade, Fritjof Capra)




Bons filmes na mesma linha:
Os porquês da miséria
O veneno está na mesa
A Revolução dos Cocos
O mundo segundo a Monsanto
Agroflorestar - semeando um mundo de amor, harmonia e fartura!
Caminhos do Rio - Experiências em agroecologia no Rio de Janeiro



Um comentário:

gugulog disse...

Esse post é maravilhoso!