sexta-feira, 4 de julho de 2014

DO QUE A PESCA DE ARRASTO É CAPAZ: AS TONINHAS DE PERUÍBE PRECISAM DE NOSSA AJUDA!


Eu morei e trabalhei como voluntária na Unidade de Conservação da Jureia Itatins, a 1hr de Peruíbe, cidade litorânea de São Paulo. Foi uma experiência única, que aparece aqui em dezenas de postagens, deixo alguns links abaixo. O próprio Aquário de Peruíbe, citado na mensagem abaixo, também mereceu uma postagem exclusiva, onde vi ovos de tubarão pela primeira vez, em cativeiro.
Não deixe de ler a mensagem abaixo e, se for da região, fique de olho, denuncie e faça a sua parte. Toninhas são animais ameaçados de extinção.

"Dia 25 de junho foram encontradas 7 toninhas mortas nas Ruínas, Peruíbe sendo que 3 delas estavam prenhas, ou seja, perdemos 10 animais. Hoje (02 de julho), também nas Ruínas, foram encontradas mais 2 toninhas, uma delas prenha. Com a ajuda do Aquário de Peruíbe registramos esses encalhes. Na necropsia do dia 25 constatamos que esse grupo foi morto por rede de pesca, uma morte muito sofrida pois além do afogamento, havia muitas fraturas e marcas de interação, precisamos da ajuda da população local para pegar esses criminosos em flagrante.

As toninhas são pequenos golfinhos muito tímidos e de hábitos costeiros, estão na lista de ANIMAIS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO, pois são muito impactados pelas redes de pesca (espera, arrasto e arrasto de praia), a população é muito pequena e está em declínio, ocupam regiões específicas na costa do BR, o litoral centro de SP é uma delas. O que está acontecendo nas Ruínas, é um crime grave e tem que ser punido. Entramos em contato com a Policia Militar Ambiental de Peruíbe, que se colocou a disposição e abrimos um B.O., quem tiver alguma informação, foto, filmagem, ou então estiver na praia e ver alguma atividade suspeita por favor ligar para a PM e denunciar no telefone (13) 34553780.


Um comentário:

Dos Reis Rezende disse...

É muito triste ver que o ser humano é o destruidor de próprio habitat...
Não existe amor ao próximo, seja ele gente ou animal.