quarta-feira, 29 de julho de 2015

The Better Bottle Project


Um francês, morador das cercanias da fábrica da Evian e fã do movimento de Story of Stuff Project, criou o movimento "Better Bottle" para estimular a população a reaproveitar as garrafas e vidro, enquanto bebe a água gratuita e tratada das torneiras locais.
Aqui no Brasil, seria inviável em função de a nossa água tratada não ser potável nas torneiras, mas em muitos lugares do mundo é possível e muito mais saudável e sustentável.
Não sou eu quem diz isso, a própria Organização Mundial da Saúde afirma que infelizmente ainda não foi possível retirar as fezes da dieta do brasileiro.

O comércio de água engarrafada é um dos maiores crimes ambientais do nosso tempo, além do excesso de lixo pelas garrafinhas plásticas, a água mineral comercializada é quase um produto artificial em função dos minerais serem adicionados sinteticamente, já que as fontes minerais originais terem secado tamanha a demanda. Some a tudo isso o crime de hidropirataria, que ninguém rastreia, afinal a fábrica instala-se em área de concessão pública, conta com isenção de impostos porque gera empregos, seca as fontes de água locais, puxa mais água dos lençóis freáticos do entorno para nos vender a mesma água com minerais adicionados sinteticamente e embalada em plástico que será transportado em caçamba de caminhão. Pior, quando as fontes secarem, os donos da mesma fábrica (ou acionistas majoritários e CEO´s) simplesmente abandonam aquelas instalações fabris, a essa altura obsoletas, para instalar-se em outro local, com isenção de impostos, é claro. Às populações locais, sobram instalações fabris abandonadas, desemprego estrutural, exército reserva de mão de obra super capacitado, solos desertificados e fontes secas.

Pense ainda que uma empresa que vende um produto engarrafado em plástico deveria ser responsável pela logística reversa da reciclagem dessas garrafinhas, de acordo com a própria Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Estou deixando abaixo muitos links sobre todos os assuntos abordados, sugestões de filmes, outros casos de hidropirataria com processos judiciais movidos em Ação Popular pela própria população e sugestões para países com problemas de potabilidade, como o Brasil.

Mais do que nunca, é imprescindível entender que para cada litro de bebida pronta (refrigerante, chá, suco e cerveja), são consumidos em média 5lts de água. O custo indireto desse desperdício não pode ser repassado ao consumidor, afinal 1lt de mate (ou guaraná) não pode custar R$10,00, é inviável comercialmente - mas a longo prazo, a população do entorno das fábricas paga um preço muito mais alto. Hidropirataria é o crime ambiental que ninguém rastreia.

Lembre sempre que cada garrafinha de água mineral consome 8 vezes o seu peso em petróleo para ser produzida e que muitos restaurantes já aderiram ao movimento Água na Jarra, cedendo ou cobrando barato por uma jarra de água potável. Leia sobre o movimento e estabelecimentos que aderiram, na postagem "Água na jarra: estabelecimentos e receitas de águas aromatizadas".

Garantir água potável a todos é um direito constitucional e inalienável - é inaceitável desenvolvermos tecnologia nuclear antes de erradicar a mortalidade infantil.
Uma sociedade que empurra as próprias fezes com água doce, mas que em contrapartida compra água mineralizada quimicamente, tem problemas muito maiores e mais prementes do que autossuficiência em petróleo e urânio.





The Story of Stuff: Não é Evian! É Grátis, a deliciosa água da torneira francesa!

Nós amamos água da torneira e garrafas reutilizáveis. Assim, quando um fã francês da "The Story of Stuff Project" lançou seu próprio projeto "Better Bottle", nós torcemos.

Alexis de Tarade vive em Annecy, França, uma hora de carro a partir da instalação de envasamento da Evian, às margens do Lago de Genebra. Annecy tem o seu próprio lago, bonito com fornecimento de água limpa, refrescante e gratuita da torneira, mas a cidade está repleta de garrafas de água de plástico descartável.

Alexis queria deter o fluxo de garrafas descartáveis em sua cidade, então, ele lançou um projeto para distribuir gratuitamente garrafas de vidro aos residentes e turistas, juntamente com um mapa marcado com lugares onde encher gratuitamente as garrafas com água da torneira.

Go Alexis!


Site oficial (de onde as duas primeiras imagens foram retiradas): The Better Bottle Project






Filmes sobre o assunto:
Flow, por amor à água
Ouro Azul: A guerra mundial pela água
The Story Of Stuff: A história da água engarrafada


Casos brasileiros de Hidropirataria registrados:
Hidropirataria nas águas de São Lourenço
Cachaçaria certificada como orgânica seca lagoa de reserva indígena
Nestlé mata Água Mineral em São Lourenço - a PureLife é uma água química
Empresa japonesa instalada no Aquífero Guarani exporta água mineral engarrafada




Soluções para servir água gratuitamente:
Refrigerante caseiro
Quando a sustentabilidade me deixou na mão 02: filtro de barro
Matando a sede na rua: hidropirataria e embalagens sustentáveis
Água na jarra: estabelecimentos e receitas de águas aromatizadas
Contra hidropirataria, embalagens e transporte: Lassi indiano, Bebida Crioula das Antilhas, refrescos e outras dicas para matar a sede



Mais informação:
Como funcionam os aquíferos
Quanta água existe de fato no planeta?

Consumo de água x aumento da população urbana
Como funciona uma estação de tratamento de água
Bisfenol-A (BPA) das embalagens plásticas em banimento
O mito da venda de água: não existe água mineral engarrafada sustentável

Nenhum comentário: