quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Boa ação de Natal: O Natal Azul do Dr. Veit

Dr. Veit é o meu dentista, totalmente ligado em sustentabilidade e leitor do blog. Essa história começa na postagem sobre o sorteio dos produtos que ele me deu, Participe do sorteio de produtos odontológicos sustentáveis e não testados em animais!, onde a única escova de dentes biodegradável do país, a Bio, foi distribuída de graça para os sorteados.

Todo ano, a clínica do Dr. Veit organiza o Natal Azul, que distribui os brinquedos doados pelos clientes da clínica, onde o valor da primeira consulta pode ser substituído pela doação de um brinquedo novo. A festa começou pequena e hoje atende mais de 2.000 crianças cadastradas e conta com a apresentação de artistas consagrados como o MC Buchecha e Cidade Negra, o que a torna um evento inesquecível para todos.

A primeira edição do projeto arrecadou brinquedos para 80 crianças. No segundo ano, o número passou para 150. Assim, o projeto vem crescendo a cada ano. E hoje, com muito orgulho e felicidade, pode-se ajudar mais de 2.000 crianças cadastradas em uma única edição. Além das doações, existem palestras com o objetivo de ensinar as crianças a maneira correta de escovar os dentes e a importância de manter uma higiene oral adequada. Todo ano, cada criança recebe um kit de higiene oral, que contém: um necessaire, quatro escovas dentais, um creme e fio dental. Cada escova tem a vida útil de três meses, assim, o kit serve para que tenham produtos para uma perfeita higiene oral durante todo o ano.

Para dar exemplo às crianças, o Papai Noel Azul leva em suas mãos uma gigante escova de dentes, no lugar do seu habitual cajado. O Natal Azul chega a sua 15ª edição levando alegria, esperança e amor para muitos pequenos do bairro da Tijuca e comunidades carentes como as do Jardim Catarina, Salgueiro, Chacrinha e Boréu, assim como inúmeras creches, escolas e Associações de Moradores.

O Selo Salve o Planeta Azul esteve presente em todas as edições, com ações para a conscientização da preservação do meio ambiente e proteção da água do nosso planeta. Tornando assim, o evento mais sustentável, ensinando as crianças a importância de organizar o lixo, não jogá-lo no chão e também como escovar os dentes com o máximo de higiene, sem desperdício de água.

Na festa, as crianças contam com diversas atividades como: Cama elástica, Tobogã, Touro mecânico, Palhaços, Mágico, Pipoqueiro, Sorveteiro, Algodão Doce, Lanches variados, Brincadeiras com equipe de animação, Basquete Sustentável, Oficina de Bijuterias Sustentável, Desfile de Modas Sustentável, Personagens do Salve o Planeta Azul, Teatro do nascimento de Jesus e o Papai Noel Azul, fazendo a entrega dos brinquedos, além dos kits anuais de higiene oral.

Este ano, a festa contou com o espetáculo “O Rei do Lixo”. A peça é uma das mais premiadas na área sustentável e aborda temas como reciclagem e proteção ao meio ambiente de uma maneira divertida. 













































Agradeco à equipe da Squadro Ideias pelas fotos que ilustram a postagem e textos e informações acerca do projeto.

E no dia seguinte, o gorrinho azul virou o enfeite natalino da porta daqui de casa.





Mais informação:
Para brincar
Natal Sustentável
Por uma infância sustentável
Boa ação de Natal: Papai Noel dos Correios
Comprando orgânico, justo e local na Tijuca
Boa Ação de Natal: Cartões de Natal pintados com a boca e os pés
Boa Ação de Natal: Dê um destino nobre ao seu 13º, doe uma parte
Boa ação de verão para o ano todo: deixe água para os animais de rua
Boa Ação de Natal: Anistia Internacional: cartões de Natal pela liberdade de expressão

Nenhum comentário: